sexta-feira, 15 de maio de 2015

Grupo de pesquisa da Udesc recebe representantes de fundações comunitárias mexicanas

Movimento Floripa Te Quero Bem, Plano de Metas da Prefeitura e Observatório Floripa Cidadã foram algumas das experiências abordadas no encontro


Visitantes vieram conhecer trabalho realizado pelo núcleo Politeia. Foto: Gustavo Vaz/Ascom

Pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vinculados ao grupoPoliteia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), receberam na tarde desta quinta-feira, 14, a visita de representantes de quatro fundações comunitárias mexicanas.

O grupo veio à Capital conhecer o trabalho do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), organização similar que, assim como as mexicanas, integra a Rede Iberoamericana de Fundações Comunitárias.

Participaram da visita Rubén Perez, da Fundação do Empresariado Chihuahuense; Sergio Haro, da Fundação Punta de Mita; Erika Laveaga Bermúdez, da Comunidar; e Octavio Rivero Goal, da Fundação Comunitária Cozumel. Também fez parte do encontro o professor Heyden Herrera Medina, da Universidade de Quintana Roo.

Na Udesc Esag, eles foram recepcionados pelos pesquisadores Paula Chies Schommer, Ênio Spaniol e Elaine de Oliveira Menezes – também participou do encontro o gerente executivo do ICom, Anderson Giovani da Silva, egresso do Mestrado em Administração ofertado no centro de ensino.

Observatórios sociais

Sobre o trabalho desenvolvido no núcleo Politeia, a conversa abordou as pesquisas com observatórios sociais e iniciativas relacionadas à Rede Latino-Americana por Cidades e Territórios Justos Democráticos e Sustentáveis.

O grupo se interessou especialmente pelo trabalho em parceria com o Movimento Floripa Te Quero Bem, no que se refere à discussão dos desafios da cidade, que levou à proposição e ao acompanhamento do Plano de Metas da Prefeitura, e à coleta e análise de indicadores, que resultou na criação do programa de extensão Observatório Floripa Cidadã.

Também foram abordados o contexto da Udesc, que completa este mês 50 anos, do curso de Administração Pública da Esag e do campo de públicas no Brasil.

Os visitantes falaram sobre o trabalho que realizam no México, em diferentes modelos de fundações comunitárias – o país é um dos possui maior número de organizações desse tipo no mundo – e na Universidade de Quintana Roo.

Ainda em pequena quantidade no Brasil, as fundações comunitárias foram tema da dissertação de Mestrado em Administração feito na Udesc Esag por Anderson da Silva, em 2011 – ele publicou um artigo a respeito, em coautoria com a professora Paula Schommer, nos Cadernos Gestão Pública e Cidadania.

O grupo conversou também sobre a 10ª Conferência da Sociedade Internacional para Pesquisa do Terceiro Setor (ISTR), da qual a professora Paula Schommer é conselheira. O evento acontecerá em Puerto Rico, em agosto, com participação de pesquisadores da Udesc Esag.

Professor da USP

Ainda na tarde desta quinta, os visitantes acompanharam parte da reunião entre representantes da Udesc Esag e da secretaria estadual da Fazenda com o professor Marcelo Arno Nerling, da Universidade de São Paulo (USP).

A reunião tratou, entre outros assuntos, da implementação do Projeto Cidade Constitucional na Grande Florianópolis, que vai promover, entre outras atividades, a ida de acadêmicos da Udesc Esag para conhecer a estrutura da gestão pública em Brasília.

O projeto rendeu o Prêmio Nacional de Educação Fiscal em 2014 ao professor Nerling. Além da reunião, o docente veio à Florianópolis nesta quinta para ministrar uma palestra, durante encontro sobre o tema no centro de ensino.


Professor Nerling apresentou o Projeto Cidade Constitucional. Foto: Ivoneti Ramos

Criado em 2003, o grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão se dedica ao estudo e à compreensão da coprodução de bens e serviços públicos em rede, envolvendo a participação ativa da burocracia pública, de governantes, cidadãos e organizações empresariais e associativas.

Leia mais:

14/05/2015 - Udesc e secretaria estadual da Fazenda promovem encontro sobre educação fiscal em Florianópolis

19/12/2014 - Docente da Udesc é eleita para conselho de organização internacional de pesquisadores

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 


* Publicado originalmente no Portal da ESAG-UDESC: http://www.esag.udesc.br/?idNoticia=13019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...