Udesc lança prêmio estadual de boas práticas em gestão pública com apoio de parceiros
Iniciativa contempla ações que consolidem avanços na realização do interesse público em SC; inscrições devem ser feitas pela internet até 22 de abril
Identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública desenvolvidas em organizações catarinenses é a finalidade do prêmio estadual lançado este ano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio de diversos parceiros.Com inscrições abertas até 22 de abril, oPrêmio de Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag contempla ações e procedimentos que consolidem avanços na realização do interesse público, realizados em órgãos públicos (da administração direta ou indireta) e organizações da sociedade civil.
Empresas e entidades de outros estados também podem inscrever práticas no prêmio, desde que elas sejam executadas em Santa Catarina, em órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou na interação entre ambos.
A edição inaugural tem como tema "Transparência com cidadania", abrangendo práticas que promovem o engajamento de governantes e cidadãos na realização da transparência pública.
Objetivos
Segundo a professora da Udesc Esag Sulivan Fischer, uma das idealizadoras do prêmio, a iniciativa visa, além de reconhecer e premiar práticas inovadoras que geram avanços na realização do interesse público, estimular que servidores e cidadãos utilizem seus conhecimentos para aprimorar a gestão pública, compartilhando e difundindo experiências e práticas.
"Um dos objetivos desse prêmio é incentivar a participação e a troca de experiências entre servidores e integrantes de organizações da sociedade civil na realização de práticas inovadoras e criativas para a gestão pública, formando uma rede", afirma.
Há três categorias: Educação em Transparência Pública; Tecnologias de Informação para Transparência; e Qualidade na Gestão Pública.
Inscrições pela internet
As inscrições devem ser feitas pelo site www.premiogestaopublica.com.br, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico.
As práticas serão avaliadas seguindo quatro critérios: criatividade (originalidade no contexto e capacidade de inovação na resolução de problemas); relevância (contribuição social e alcance potencial da iniciativa); resultados (evidências de resultados da iniciativa); e potencial para se tornar referência em contextos similares.
A comissão julgadora será formada por docentes e técnicos da Udesc Esag, representantes das instituições parceiras e avaliadores convidados, especialistas nas áreas envolvidas.
As cinco práticas com maior pontuação em cada categoria participarão do evento final de premiação, em 15 e 16 de junho, no qual as finalistas serão apresentadas diante da comissão julgadora.
Premiação
A premiação inclui, para o primeiro colocado em cada categoria, a participação (para um integrante da equipe) em um evento nacional ou internacional relacionado ao tema do prêmio, além de troféu. Os segundos e terceiros colocados de cada categoria também recebem troféus.
Todas as ações inscritas classificadas como boas práticas receberão certificados com selo de reconhecimento.
Parcerias
Uma iniciativa da Udesc Esag, o prêmio conta com diversos parceiros. No centro de ensino, é realizado por meio do programa de extensão Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), docentes, técnicos e acadêmicos, com apoio do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (Labtic).
Entre as instituições parceiras estão:
- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
- Federação Catarinense dos Municípios (Fecam)
- Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina (Sindifisco)
- Tribunal de Contas do Estado (TCE)
- Ministério Público Junto ao Tribunal de Contas (MPTC)
- Controladoria Geral da União (CGU)
- Ministério Público de Santa Catarina (MPSC)
- Associação Nacional de Ensino e Pesquisa e do Campo das Públicas (ANEPCP)
- Escola Nacional de Administração (ENA Brasil)
- Secretaria Estadual da Fazenda, por meio do programa Educação Fiscal
- Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom)
- Observatórios Sociais de São José e de Itajaí
- Empresa Quatro Vetores
Cronograma:
- Período de Inscrição: 22 de fevereiro a 22 de abril
- Divulgação dos pré-qualificados e elegíveis: 29 de abril
- Recurso quanto a elegibilidade: 2 a 6 de maio
- Divulgação dos finalistas: 27 de maio
- Apresentação dos trabalhos finalistas e evento de premiação: 15 e 16 de junho
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
Fonte: http://www.esag.udesc.br/?idNoticia=14787
Nenhum comentário:
Postar um comentário