terça-feira, 25 de agosto de 2015

Encontro internacional sobre educação fiscal em Brasília

Professora Ivoneti Ramos, da Udesc/Esag, participou do evento na Escola de Administração Fazendária (ESAF), promovido em parceria com o programa Eurosocial

* Fonte: Gustavo Cabral Vaz, em notícia publicada no portal da Udesc


Participantes do encontro na Escola de Administração Fazendária. Foto: Divulgação/Esaf

A professora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Ivoneti da Silva Ramos participou na última semana do Encontro Internacional para Desenvolvimento da Educação Fiscal no Ensino Superior do Brasil e América Latina, promovido na sede da Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília.

O evento foi promovido em parceria entre a Esaf e o Programa Regional de Cooperação da União Europeia com a América Latina para a Coesão Social, o Eurosocial.

O encontro reuniu representantes acadêmicos e de órgãos governamentais de quatro países – Brasil, Chile, Honduras e México – para debater a disseminação do conhecimento sobre a atividade financeira do Estado e sua relação com o exercício e o fortalecimento da democracia participativa.


Um dos objetivos do encontro foi
debater práticas para curso voltado
a estudantes universitários
Melhores práticas

Um dos objetivos dos três dias de atividades foi apresentar e selecionar as melhores práticas pedagógicas relacionadas ao tema, visando a implantação de um curso de educação fiscal e coesão social para estudantes do ensino superior.

O curso é uma meta do programa Eurosocial, alinhada com o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), coordenado pela Esaf, e visa promover e institucionalizar a Educação Fiscal como ferramenta para o pleno exercício da cidadania e para a solidificação da democracia participativa no Brasil e na América Latina.

Professora efetiva do curso de Administração Pública, diretora de Extensão do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e coordenadora do programa Habilis - Ateliê de Economia e Finanças, Ivoneti apresentou no encontro ações desenvolvidas na Udesc relacionadas ao tema.

Mostra de obras públicas

Uma das experiências da Udesc Esag que gerou interesse no encontro e foi selecionada para a agenda de estratégias de educação fiscal foi a de análise e exposição de obras públicas, desenvolvida em 2014 na disciplina de Finanças Públicas, pela professora Carla Roczanski.

Na atividade, os alunos trabalharam em equipes, realizando visitas à obras e consultas junto aos órgãos responsáveis pela administração dos projetos, para consulta de valores investidos, prazos, planejamento, previsão na lei orçamentária e empresas contratadas, entre outras informações.


Professora Ivoneti apresentou
estratégias extensionistas
para a educação fiscal
O objetivo do trabalho, segundo a professora Carla, foi proporcionar aos alunos um olhar da realidade sobre as finanças públicas municipais.

Segundo a professora Ivoneti, a maioria das estratégias apresentadas – como o uso do teatro e a adesão ao Projeto Cidade Constitucional – também são desenvolvidas na Udesc Esag, e outras devem inspirar futuras iniciativas.

Também participaram do encontro, entre os 40 professores conteudistas e representantes das duas organizações promotoras, o professor Marcelo Arno Nerling, da Universidade de São Paulo (USP), idealizador do Projeto Cidade Constitucional, que esteve na Udesc Esag em maio; e a diretora da Esaf em Minas Gerais, Anna Carla Duarte Chrispim, que ministrou palestra no centro de ensino em 2013.

Leia mais:

17/08/2015 - Alunos de Ciências Sociais Aplicadas da Udesc podem se inscrever para viagem de estudos a Brasília

14/05/2015 - Udesc e secretaria estadual da Fazenda promovem encontro sobre educação fiscal em Florianópolis

13/11/2014 - Estudantes de Administração Pública da Udesc analisam obras realizadas na Grande Florianópolis

17/10/2013- Sustentabilidade e papel do gestor público são temas de palestra na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...