quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Pesquisa: Tribunal de Contas da União, sua história e seu papel no combate à corrupção

Resultados da pesquisa "Ethos Organizacional e Controle da Corrupção: o TCU sob uma ótica organizacional", realizadas pelos professores Marco Antonio Carvalho Teixeira e Mário Aquino Alves, da FGV/Eaesp, são comentados em vídeo do GV Pesquisa e no site do GV Pesquisa.

Na entrevista em vídeo, o professor Marco Antonio Carvalho Teixeira cita alguns dados sobre a história do Tribunal de Contas da União (TCU), criado em 1891 para exercer controle financeiro sobre as contas do governo. A pesquisa mostra que, recentemente, o TCU vem se abrindo mais para a sociedade, aproximando-se de outros órgãos, não apenas estatais, tornando-se mais permeável às opiniões e pressões da sociedade. Suas atribuições vem sendo ampliadas, pois além de verificar a legalidade de procedimentos dos órgãos e projetos fiscalizados, tem buscado avaliar o impacto de política pública.

Os pesquisadores consideram que o TCU tem desempenhado um papel primordial no controle da corrupção no Brasil, embora haja vários aspectos de sua ação a serem aprimorados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...