quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Gestão social e modernização neoliberal no Chile é tema de palestra na Udesc

Professor Pablo Monje-Reyes e Paula Chies Schommer

A Udesc Esag recebeu na noite desta terça-feira, 20, uma palestra do professor Pablo Monje-Reyes sobre Gestão Social: uma crítica a modernização neoliberal no Chile. Doutorando em Ciências Sociais e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Universidade do Chile, licenciado em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade de Los Lagos, Monje-Reyes falou aos acadêmicos de Administração Pública e de Mestrado em Administração no Plenarinho da Reitoria, abordando as particularidades da experiência neoliberal chilena, implantada no período da ditadura, sob a perspectiva da gestão social.

Partindo da crítica ao ideal de modernidade que fundamenta o neoliberalismo, Monje-Reyes enfatizou a crise de legitimidade do atual modelo de desenvolvimento chileno e as possíveis alternativas para a reconstrução de valores e de modelos de gestão e desenvolvimento. A partir das perguntas dos presentes, explorou a distinção entre gestão social e gestão pública e comentou experiências de gestão social no Chile, sempre fazendo relação com o contexto brasileiro.

Em 2011, Monje-Reyes esteve em Florianópolis como palestrante do 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Enapegs), realizado pela Udesc Esag e pela Rede de Pesquisadores em Gestão Social. Ele contribuiu com um artigo ("El estado del arte del concepto de gestión social en el Chile contemporáneo") para o livro publicado a partir do evento, chamado Gestão Social como Caminho para a Redefinição da Esfera Pública.

Entre suas publicações, está um livro escrito em co-autoria com o professor Fernando Guilherme Tenório, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamado "Ciudadanía, Participación Y Desarrollo Local".

A palestra foi promovida no âmbito da disciplina Coprodução do Bem Público, do Mestrado em Administração da Udesc Esag, ministrada pela professora Paula Chies Schommer, e pelo grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Fone: (48) 3321-8281

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...