quarta-feira, 29 de abril de 2015

Alunos de Administração Pública da Udesc participam de capacitação em análise de licitações

Estudantes da Esag acompanharam atividade promovida pelo Observatório Social de São José

Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram na última semana de uma capacitação em Análise de Licitações, promovida pelo Observatório Social de São José (OSSJ).

A atividade incluiu encontros nos dias 24 e 25, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e na sede do Observatório Social de São José.

A capacitação foi ministrada pela gerente executiva do Observatório Social de Lages (OSL), Cristiane Conceição Alves, que compartilhou a experiência da entidade na prevenção de irregularidades em certames licitatórios.

Participaram dos encontros cerca de 15 alunos do sétimo termo, como parte da disciplina de Administração Municipal, ministrada pela professora Emiliana Debetir de Oliveira, além de integrantes do OSSJ.

Segundo a professora Emiliana, a atividade visou "oportunizar aos acadêmicos conhecimentos práticos para evitar irregularidades em licitações, um dos maiores problemas encontrados na administração pública, nas três esferas de gestão".

Nos encontros, Cristiane enfocou a legislação básica, os tipos e modalidades de licitações, os requisitos da fase interna e externa e o custo do processo licitatório.

Com exemplos práticos, ela destacou algumas conquistas obtidas pelos observatórios sociais, referentes à economia de recursos públicos, em especial com impugnações de licitações com indícios de irregularidades.

Palestras
Além da capacitação, a turma do sétimo termo de Administração Pública participou de diversas atividades ao longo do semestre, complementares aos assuntos discutidos em sala e relacionados à capacitação profissional.

O arquiteto e urbanista Jorge Luiz Hermes Junior, da Gerência de Desenvolvimento Urbano e Rural da Caixa Econômica Federal (CEF), palestrou em março aos alunos sobre a a atuação da CEF no desenvolvimento das cidades e capacitação dos gestores públicos municipais.


Jorge Hermes falou sobre a a atuação da CEF no desenvolvimento das cidades
Também em março, os acadêmicos participaram do XIII Congresso Catarinense dos Municípios, organizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), no Centrosul, com o tema: "Agenda de Revisão Constitucional do Sistema Federativo: Reforma do Sistema Político, do Sistema Tributário e Reforma Administrativa".

E o presidente do OSSJ, o contador e servidor público estadual Jaime Klein, palestrou em abril sobre a Lei de Acesso a Informação Pública e a atuação dos Observatórios Sociais.

Outra palestra está prevista para acontecer em maio, com o administrador público John Lenon Teodoro, secretário municipal de Assistência Social de Camboriú, sobre os desafios da atuação do profissional do campo de públicas.

Acadêmicos com o presidente do OSSJ (de azul), Jaime Klein

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281   

Fonte: UDESC/ESAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...