sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pesquisadores do Politeia realizam pré-teste de pesquisa de Percepção Cidadã em Florianópolis

Entre os dias 07 e 13 de Dezembro de 2013, pesquisadores do Grupo de Pesquisa Politeia realizam pré-teste de pesquisa de percepção cidadã sobre qualidade de vida e bem-estar com moradores de Florianópolis.

A equipe que estará em campo, entrevistando moradores em diversos bairros da cidade, é composta pelos professores Enio Spaniol e Paula Chies Schommer, pelo mestrando Jeferson Dahmer e pelos  bolsistas de iniciação científica Aporele Zaia, Felipe Martins e Nicolas Rufino. 




A pesquisa tem por objetivo identificar a percepção dos moradores de Florianópolis sobre a qualidade de vida e o bem-estar na cidade para compor conjunto de indicadores a serem monitorados anualmente pela Udesc-Esag e pelo Movimento Floripa Te Quero Bem.

O questionário utilizado na pesquisa foi adaptado de instrumento desenvolvido e aplicado em São Paulo para construção dos Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município - IRBEM pela Rede Nossa São Paulo. Outras cidades brasileiras e latinoamericanas também vem realizando pesquisas similares com seus cidadãos.

A fase de pré-teste servirá para aprimorar o instrumento de coleta de dados e os procedimentos da pesquisa. Em fevereiro de 2014, ocorrerá a segunda etapa, quando um maior número de moradores será entrevistado.

Os resultados da pesquisa de percepção cidadã serão divulgados em Março de 2014, no aniversário da cidade, quando também será lançado o Observatório Floripa Cidadã, da Udesc-Esag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conferência Regional da ISTR América Latina e Caribe ocorre de 18 a 20 de Outubro, em Quito, Equador

A 11 a edição da Conferência Regional da ISTR América Latina e Caribe ocorrerá de 18 a 20 de Outubro, em Quito, Equador. Pesquisadores do ...