terça-feira, 11 de agosto de 2015

Puerto Rico: O palco da X Conferência Regional América Latina e Caribe da International Society for Third-Sector Research - ISTR



Entre os dias 05 e 07 de Agosto, as cidades de San Juan e Ponce receberam pesquisadores de diversas partes do mundo para debater os desafios, avanços, limites e potenciais do Terceiro Setor na América Latina. As anfitriãs do evento foram a Universidad del Sagrado Corazón, a Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico e a Universidad de Puerto Rico.

Da UDESC/ESAG, participaram professores e mestrandos dos Grupos de Pesquisa Politeia - Accountability e Gestão, e do Núcleo de Inovações na Esfera Pública (NISP).

A Professora Paula Chies Schommer moderou o painel Accountability social: aprendizagens latino-americanas e debates globais, que contou com a participação de Anabel Cruz, do ICD/Uruguai e uma das organizadoras da Conferência, e da consultora internacional em accountability social, Florencia Guerzovich. O painel debateu conceitos e experiências emergentes no contexto latino-americano sobre o tema, tendo como base pesquisas em curso sobre observatórios sociais e iniciativas que integram a Rede Latino-Americana por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. Também participou da Conferência o egresso do mestrado, Jeferson Dahmer, que participa das pesquisas do Politeia e está estudando o tema de accountability social. A professora Paula também participou do painel "Os impactos da pesquisa sobre o terceiro setor no mundo", juntamente com representantes de Irlanda, Suécia, Bélgica, África do Sul e Argentina.

Panel - Third Sector Research around the World.

O Professor Daniel Pinheiro apresentou o artigo "Dinâmica de Atuação em rede entre associações de moradores do município de Santo Amaro da Imperatriz, assinado também por Neide Lara de Souza Broering, egressa do curso de administração pública da Udesc/Esag. A Professora Emilana apresentou "Accountability Social e Coprodução do Controle: a experiência do Observatório Social de São José", trabalho também assinado por Elaine Cristina de Oliveira Menezes, Paula Chies Schommer, Jaime Klein e Ivan Luis Tonon.

Os mestrandos Camila Pagani e André Tiago da Silva apresentaram os trabalhos: "O papel das universidades nos movimentos sociais em prol de cidades e territórios justos, democráticos e sustentáveis na América Latina" e "O papel da universidade frente ao problema do envelhecimento na América Latina: a experiência de uma universidade no sul do Brasil".

A ex-aluna da escola, Kênia Vieira Schmitt, que está atualmente cursando mestrado na Australia, apresentou o artigo: "The Double-Sided Perspective of Discourses’ Impact on Social Inclusion", elaborado em coautoria com Maria Letícia Barbosa Xavier, também egressa do curso.

Nos dias anteriores à Conferência, a Professora Paula Chies Schommer participou, pela primeira vez, de reunião como membro do Board da ISTR, sociedade de pesquisa da qual participa desde 2000. Como representante da América Latina no debate internacional sobre o tema, Paula fez o fechamento da Conferência e estava bastante emocionada. Com uma mensagem positiva para o futuro do terceiro setor na América Latina, estimulou aos pesquisadores presentes a engajar-se em projetos articulados de pesquisa, qualificando-os e ampliando-os, para fazer frente aos desafios na Região. 

A lista completa dos trabalhos apresentados, por área temática estão disponíveis no site da Conferência. Acesse em: http://www.istrlac.org/puerto-rico-2015.html

Durante o evento os participantes também puderam apreciar jantares e coquetéis com a gastronomia local, além de acompanhar manifestações folclóricas locais e música caribenha.

Atividade Cultural - San Juan
Atividade Cultural - Ponce
San Juan e de uma maneira geral, Porto Rico, são bastante acolhedoras e lembram o Brasil em diversos aspectos. Porto Rico sendo estado associado aos Estados Unidos tem muito do "american way of life" e muito das contradições do contexto latino-americano. Tudo isso em meio a uma rica cultura e cenários de perder o folêgo.

A Conferência Internacional da ISTR ocorre no próximo ano em Estocolmo e já estão abertas as inscrições para a submissão dos abstracts. Mais informações em nosso Blog (http://goo.gl/mpPBhM) ou no site da ISTR: http://goo.gl/JKiXUE.

Encerramento na Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico - Ponce
Foto: Camila Pagani

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...