terça-feira, 25 de agosto de 2015

Oficina de Design Thinking: Observatório Floripa Cidadã, Rede Vida no Trânsito e Rede de Agricultura Urbana

Oficina na Udesc utiliza abordagem inovadora para desenvolver soluções para questões urbanas

Atividade promovida na Esag, pelo programa de extensão Observatório Floripa Cidadã, teve como base a abordagem do Design Thinking


Encontros ao longo da semana mobilizaram docentes e estudantes da Udesc Esag
e profissionais da área de gestão pública. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom

Professores, estudantes de graduação e mestrado e profissionais ligados à gestão pública participaram esta semana de uma oficina no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promovida pelo programa de extensão Observatório Floripa Cidadã.

A atividade incluiu encontros diários entre segunda-feira, 17, e sexta-feira, 21, e teve como base a abordagem Design Thinking, utilizada para desenvolver de forma cooperativa soluções inovadoras para desafios complexos.

A oficina visou disseminar entre os participantes o aprendizado teórico e prático do Design Thinking, usando como base prática dois projetos relacionados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis: o Rede Vida no Trânsito e a Rede de Agricultura Urbana.

Os encontros foram ministrados pela professora Maria Luisa Trindade Bestetti, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP).


 Oficina foi ministrada pela professora Maria Luisa Bestetti, da USP

Desenvolvimento de protótipos

A oficina contou com encontros expositivos, para apresentação da abordagem, e incluiu o desenvolvimento e a apresentação de protótipos pelos participantes, organizados em equipes, abordando propostas relacionadas a informação, participação e cidadania, para os dois projetos citados.

Além de unir diversos atores envolvidos na busca por soluções para os problemas em estudo, a oficina teve como objetivo maior auxiliar na formatação de um modelo organizacional a ser adotado pelo Observatório Floripa Cidadã.

Segundo o professor Valério Turnes, um dos coordenadores do programa, o treinamento em Design Thinking faz parte de um esforço em tornar o observatório um verdadeiro laboratório de fluxo contínuo, com a difusão de princípios colaborativos, para formar equipes produtivas e estimuladas.


Participantes apresentaram protótipos desenvolvidos com a abordagem. Foto: Paula Schommer

O observatório

Vinculado ao grupo de pesquisa Politeia, o programa de extensão Observatório Floripa Cidadã foi instituído no ano passado, motivado pelo envolvimento de docentes e discentes no Movimento Floripa Te Quero Bem e em atividades de duas redes de pesquisadores: a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e a Rede Latinoamericana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis.

Entre as ações desenvolvidas e acompanhadas pelos professores e acadêmicos no processo de criação do observatório, estiveram a elaboração de um relatório sobre os desafios de Florianópolis, apresentado em 2012 aos candidatos a prefeito, a aprovação da Lei do Plano de Metas pela Câmara de Vereadores e a elaboração e execução do Plano de Metas da Prefeitura Municipal na atual gestão.

A oficina desta semana contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis e apoio do Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro); e sua realização foi coordenada pela acadêmica de Administração Pública Luiza Stein da Silva, como parte de seu trabalho de conclusão de curso.


Leia mais:

29/08/2014 - Encontro sobre o Plano de Metas da Prefeitura de Florianópolis é realizado na Udesc

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...