segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Livro "Instituto Pe. Vilson Groh: Olhares sobre a atuação em rede" está disponível online

"Instituto Pe. Vilson Groh: Olhares sobre a atuação em rede" é o título do livro que reúne depoimentos de 17 pessoas envolvidas com organizações que integram a Rede Instituto Vilson Groh, abordando diferentes aspectos que desafiam e apontam caminhos para a governança de organizações da sociedade civil e a coprodução do bem público.

Lançado em 01 de Julho de 2015, pela Imaginar o Brasil Editora, está agora disponível online. Para acessá-lo, clique aqui.




O livro é um dos frutos da  pesquisa realizada por Luiz Fernando Nieuwenhoff  Schefer durante o mestrado em administração na Udesc/Esag, quando o autor dialogou com diversas pessoas que se ligam de alguma maneira ao cotidiano das ações realizadas pelas organizações que integram a Rede IVG - colaboradores, fundadores, diretores, voluntários, doadores, parceiros de governos, empresas, universidades e comunidades envolvidas no trabalho. A dissertação de mestrado foi defendida no final de 2014, na Udesc/Esag, sob orientação da Profa. Paula Chies Schommer. Para acessá-la, clique aqui.

A riqueza dos depoimentos durante as entrevistas e o desejo de que fossem compartilhados mais amplamente, permitindo novas reflexões e aprendizagem, motivou a organização do livro por Luiz Fernando N. Schefer, com a colaboração de Nadir Esperança Azibeiro, Kelly Aparecida dos Santos, Karla Marilda Martins, Natália Berns Abreu e Paula Chies Schommer.

O tema da governança em organizações da sociedade civil atuando em rede para a coprodução do bem público é atual e relevante no contexto contemporâneo brasileiro e internacional. É uma grande contribuição para as pesquisas e a gestão na área a sistematização de um trabalho reconhecido por sua consistência e coerência há mais de 30 anos e, ao mesmo tempo, inovador e atento às tendências de trabalho em rede, coprodução, accountability e novas formas de mobilização e gestão de recursos, como os fundos patrimoniais.

Como disse o Pe. Vilson Groh no dia 01 de Julho, "é um trabalho que exige rigor" em cada ação realizada, seja na área administrativa, financeira, nas relações com os parceiros, com as pessoas nas ruas, comunidades e organizações. "Não é qualquer abordagem, qualquer intervenção, é preciso rigor".

Parabéns e obrigada a todos os envolvidos na construção do livro e, principalmente, na realização diária do trabalho que este apresenta. Parabéns especialmente ao Luiz Fernando pelo rigoroso trabalho que realiza.

Mais informações sobre o livro: http://www.redeivg.org.br/lancamento-livro-instituto-pe-vilson-groh/
Para conhecer mais sobre o trabalho do IVG: http://www.redeivg.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...