terça-feira, 3 de março de 2015

Grupo Politeia recebe visita de especialista em transparência pública

Pesquisadores do grupo de pesquisa Politeia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), receberam na tarde desta segunda-feira, 2, a visita do jornalista Fabiano Angélico, especialista em temas relacionados às áreas de transparência pública, acesso à informação e accountability.






Pesquisador, consultor, palestrante e instrutor com atuação no meio acadêmico, no setor público e em organizações do terceiro setor, Angélico já realizou pesquisas e consultorias para organizações como Banco Mundial, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Global Integrity, Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Controladoria-Geral da União (CGU).

Fabiano Angélico Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo, ele abordou em sua dissertação a Lei de Acesso a Informação Pública, em vigor no Brasil desde 2012, analisando os obstáculos para sua implementação e seus possíveis desdobramentos para a accountability democrática.


Na Udesc Esag, Angélico foi recepcionado pelos pesquisadores Paula Chies Schommer, Ênio Spaniol, Luciana Ronconi, Emiliana Debetir e Elaine Menezes, entre outros docentes e acadêmicos vinculados ao grupo Politeia.

Futuras parcerias

O encontro abordou temas afins à atuação de Angélico e à diferentes pesquisas e iniciativas em andamento no centro de ensino, como os projetos de extensão Observatório Floripa Cidadã e Coproduzindo o Controle em São José, e sobre possíveis projetos futuros em parceria.

Angélico falou sobre as iniciativas de estímulo ao controle social e acesso à informação realizadas na Controladoria Geral do Município de São Paulo, onde atua.

O grupo também debateu a definição de prioridades no controle interno de órgãos públicos, que podem servir para o controle por organizações da sociedade civil, e a relevância da capacitação dos conselheiros de políticas públicas e cidadãos para o uso da Lei de Acesso à Informação, como caminho para o monitoramento da administração pública e para melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Entrevistas

Durante a visita, o pesquisador gravou participações nos programas Nas Entrelinhas, da Rádio Udesc FM Florianópolis, e Conexão Pública, da TV da Assembléia Legislativa de Santa Catarina (TVAL), ambos produzidos em parceria com docentes e acadêmicos da Udesc Esag.

Criado em 2003, o grupo de pesquisa Politeia - Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão se dedica ao estudo e à compreensão da coprodução de bens e serviços públicos em rede, envolvendo a participação ativa da burocracia pública, de governantes, cidadãos e organizações empresariais e associativas.

Para assistir ao programa Conexão Pública: Transparência Governamental e Accountability Social


Pesquisador gravou programas na Rádio Udesc FM Florianópolis e na TVAL


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281  

Fonte: http://www.esag.udesc.br/?idNoticia=12419

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...