sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Artigo do pesquisador José Francisco Salm Júnior é publicado na revista Science

José Francisco Salm Júnior, professor de Administração Pública e pesquisador do Grupo de Pesquisa Politeia, da Udesc/Esag, e do Instituto Stela, teve um artigo publicado na mais recente edição da prestigiada revista Science, em co-autoria com três pesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O texto trata da construção de um observatório global de pesquisa e desenvolvimento na área de saúde, trabalho que está em andamento na OMS, com ativa participação do professor Salm Jr.

É imensa nossa alegria pelo grande feito de nosso colega José Salm Jr. O trabalho que ele vem desenvolvendo na Organização Mundial de Saúde contribuirá para importantes avanços na saúde em todo o mundo. Tão importante e qualificado que ganha esse espaço na Science, publicação na qual poucos brasileiros até hoje figuraram como autores. Alegria nossa de conviver cotidianamente com o colega e aprender com sua sabedoria, que é repleta de inteligência, simplicidade e muito trabalho.

OBRIGADA E PARABÉNS!!!!

Detalhes desse grande feito no texto de Gustavo Cabral Vaz:



2/09/2014 ~ 09h50min

Artigo de professor da Udesc é publicado na revista Science

Edição divulgada nesta sexta traz texto de co-autoria de José Salm Júnior, da Esag, sobre trabalho elaborado para a Organização Mundial de Saúde


Artigo aborda observatório global de pesquisa
e desenvolvimento na área da saúde
Considerada uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo, a revista norte-americana Science traz na edição divulgada nesta sexta-feira, 12, um artigo assinado pelo professor José Francisco Salm Júnior, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

Elaborado em parceria com três pesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS), o artigo aborda o trabalho em andamento para construção de um observatório global de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde.

Idealizado para utilização e benefício de todos os países membros da OMS, o observatório visa reunir dados de pesquisas que tratem de doenças atualmente negligenciadas pela indústria farmacêutica. O sistema funcionará como um mapa global de atividades de pesquisa relacionadas à saúde.

Pela equipe da OMS, são coautores do artigo os pesquisadores Robert Terry e Cláudia Nannei, ambos do programa especial de pesquisa em doenças tropicais da organização, e Christopher Dye, que integra o gabinete do Diretor Geral da entidade com base em Genebra, na Suíça.

Segundo o professor Salm Jr., sua contribuição ocorreu pela experiência de mais de 18 anos trabalhando com plataformas nacionais e internacionais de ciência, tecnologia e inovação.

Plataforma Lattes

Nos anos 1990, Salm Jr. integrou a equipe de pesquisadores que desenvolveu a Plataforma Lattes, lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e hoje uma das maiores bases de registro da atividade científica no País.

A plataforma integra em um único sistema de informações as bases de dados de currículos, grupos de pesquisa e instituições das áreas de ciência e tecnologia que atuam no Brasil.

Após seu lançamento, o professor Salm Jr. também atuou como coordenador, junto às instituições de ensino superior brasileiras, da criação da padronização do currículo Lattes.


Professor Salm Jr., que é natural de
Florianópolis, elaborou artigo em
parceria com três pesquisadores da OMS
O desenvolvimento da plataforma teve participação de outra instituição da qual o professor Salm Jr. também é pesquisador: o Instituto Stela, organização privada, de gênese universitária e sem fins econômicos, que se dedica à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação de soluções em engenharia e gestão estratégica de informação e conhecimento.

Lattes norte-americano

Entre 2010 até 2012, Salm Jr. integrou a equipe de pesquisadores que concebeu o equivalente da Plataforma Lattes junto às agências de fomento nos Estados Unidos, denominado Science Experts Network Curriculum Vitae (ScienCV)

O trabalho foi realizado com participação de profissionais da National Science Foundation (NSF), do National Institutes of Health (NIH) e do escritório de Políticas Públicas em Ciência e Tecnologia da Casa Branca.

As experiências de desenvolvimento dessas duas plataformas são citadas no artigo publicado na revista Science como fontes de conhecimento para chegar à proposta do Observatório Global em Pesquisa e Desenvolvimento da OMS.

Docente do curso de Administração Pública da Udesc Esag, Salm Jr. abordou em seu doutorado o tema Engenharia de Ontologias para Plataformas de Governo Aberto. Ele é filho do professor José Francisco Salm, PhD, que também atuou como docente pelo centro de ensino.

Sobre o artigo, ele revela uma importância pessoal no momento da publicação: "A data é muito especial para mim, pois nesse dia meus pais completariam 50 anos de casados, motivo pela qual dedico esse trabalho à memória de minha mãe e ao meu pai, que me iniciou na atividade acadêmica e sempre me orientou".

A revista

Publicada pela Associação Americana pelo Avanço da Ciência, a revista Science é considerada uma das publicações científicas mais prestigiadas do mundo, ao lado da inglesa Nature.

Com tiragem semanal de 130 mil exemplares e número estimado de leitores superior a um milhão, foi fundada em 1880, em Nova York, e teve entre seus financiadores nomes como Thomas Edison e Alexander Graham Bell.

Os artigos que publica são submetidos ao processo de revisão paritária e sua linha editorial tem como objetivo maior a publicação de descobertas científicas recentes.

Autores do artigo:
Robert F. Terry – Pesquisador do programa especial de pesquisa em doenças tropicais da OMS
José F. Salm Jr. – Professor e pesquisador na Udesc Esag e pesquisador no Instituto Stela
Cláudia Nannei – Pesquisadora do programa especial de pesquisa em doenças tropicais da OMS
Christopher Dye – Diretor de Estratégia do Gabinete do Diretor Geral da OMS

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lançamento Novas Medidas Contra a Corrupção

As  Novas   Medidas  Contra a Corrupção são um conjunto de propostas construído por cerca de 150 especialistas, em processo provocado e fac...